segunda-feira, 23 de março de 2015

Índios - História

Maria Clara e Beatriz Manno
Turma:43

                                                  

Auré e Aurá, os últimos sobreviventes de sua tribo, que foi dizimada violentemente. Auré morreu em 2012, e agora o Aurá é a última pessoa que fala sua língua.
   Quando os primeiros colonos europeus chegaram em 1500 à terra que é hoje o Brasil, era habitada por um número estimado de 11 milhões de índios, que viviam em cerca de 2.000 tribos. No primeiro século de contato, 90% foram eliminados, principalmente por meio de doenças importadas pelos colonizadores, como a gripe, sarampo e varíola. Nos séculos seguintes, milhares de vítimas morreram, escravizados nas plantações de cana de açúcar e borracha.


Na década de 1950 a população tinha caído para um número tão baixo que o senador e antropólogo eminente Darcy Ribeiro previu que não sobreviviria nenhum índio até o ano de 1980. Estima-se que em média, uma tribo se tornou extinta a cada ano durante o último século.
Em 1967, um procurador federal chamado Jader Figueiredo publicou um relatório de 7.000 páginas catalogando milhares de atrocidades e crimes cometidos contra os índios, inclusive o assassinato, o roubo de terra e a escravidão.
  Auré e Aurá foram os últimos índios a sobreviventes de sua tribo. Auré morreu em 2012 e agora Aurá é
a última pessoa que fala a sua língua.

0 comentários :

Postar um comentário